21 março, 2011

Imagem do teu momento

"Fotografia nada mais é do que um cálculo onde as variáveis de soma são luz e criatividade,
 elevadas à paixão daquele momento. "
Encontras superficialmente naquela fotografia parte de um momento. Olhas, mas não significa que vejas. Por detrás daquele segundo em que a máquina disparou depois de um click, estão inúmeros momentos que se completam entre si formando a história daquela imagem, formando a poesia dela mesma. Ali está a essência daquele lugar, rostos que não aparecem, palavras que foram pronunciadas que não estão expressas, arrepios que não são expostos, borboletas na barriga e sentimentos que a muitos nunca hão-de chegar. Podes tirar fotografias a cada minuto, podes encher álbuns e álbuns,  os verdadeiros momentos só num sitio ficarão guardados. Só aí permanecerá o verdadeiro sentido daquelas pequenas imagens que vais passando folha após folha, ou click atrás de click frente ao ecrã do teu computador. Pequenos grandes momentos que falam por si sem dizer uma palavra . São vistos por todos e sentidos por alguns. Mostram uma coisa mas podem muito bem querer dizer outra. Reinam no baú gigante e sem fim, do poço das recordações, e por muito que ajudem a relembrar este e aquele momento, esta e aquela pessoa, este e aquele objecto, aquela conversa , nunca os vão trazer de volta, mas permitem-te vivê-los em determinado instante, reavivam-te a memória de traços que já estavam esquecidos, permitem-te passar a mão por pedaços de ti que deixaram de existir, ver o que pensavas jamais voltar poder alcançar com os teus olhos, pormenores que jamais voltarias a lembrar-te se aquele pequenino pedaço de papel não tivesse existido um dia. Fazem o teu coração bater a um ritmo acelerado, uma lágrima cair ou um sorriso escapulir-se de um rosto, endurecido pelo tempo, inconscientemente. Cada uma delas contas histórias que bem organizadas entre si se escrevem sem canetas nem papel - a vida dela, dele ou do outro. São a mistura de todas artes. Olhas para elas e concentram em si todas as essências mais essenciais, o titulo de uma música, a frase de um livro, a imagem de um outro quadro. A diferença entre os jornais escritos e a literatura passa diferença entre uma foto a preto e branco e essa mesma a cores- como alguém um dia disse. O tempo passa por elas e passa por ti, exactamente da mesma maneira. As mudanças recaem sobre ti a cada dia que passa, mas naquelas fotografias nada muda, a não ser a forma como cada um a vê. Dizem que a fotografia não é mais que o retrato da morte, que marca momentos que passaram, deixando o passado mostrar-se no presente e voltar a fazê-lo num futuro próximo ou longínquo, retrato que fica quando tu te vais.

3 comentários:

  1. As fotografias têm um significado especial em cada pessoa, e por isso é que toda a gente quer tirar fotos, seja por aniversários, festas, saídas, jantares, viagens...São momentos que querem recordar, que queremos mostrar ao mundo, que queremos uns anos mais tarde olhar e recordar o momento que de outra forma não faríamos.
    Eu sou apologista de fotos, muitas muitas fotos, sejam elas com 1, ou 30 pessoas. Gosto de sentir que um dia mais tarde vou olha para a foto e vou lembrar-me do que fiz naquele dia, naquele sitio, naquele momento. Porque as recordações são passado e já não voltam, é a uma verdade, mas se as recordações nos deixarem um gigante sorriso na cara é muito melhor do que não nos lembrarmos

    ResponderEliminar