06 agosto, 2010

ética para um jovem...

"Se te dizem que faças o que quiseres, a primeira coisa que parece aconselhável é que penses com tempo e a fundo o que é aquilo que queres. Apetecem-te com certeza muitas coisas, amiúde contraditórias, como acontece com toda a gente (...)Numa palavra se tivesses que dizer sinceramente o teu desejo global e mais profundo dirias :«O que quero é ter uma vida boa», BRAVO! o prémio para este senhor, Era isso mesmo o meu conselho : quando te disse:faz o que qiseres,no fundo, pretendia recomendar-te que tivesses o atrevimento de teres uma vida boa(...) vida boa? MAGNÍFICO. Mas que essa vida boa não seja a de uma couve-flor ou de um escaravelho (...) o que interessa creio eu (...)é ter relações com os outros seres humanos.(..) de que serve Ter casas mais sumptuosas que o palácio das mil e uma noites, muito dinheiro, as melhores roupas? (...) Muito poucas coisas conservam a sua graça na solidão, e se a solidão for completa e definitiva, todas as coisas se volvem irremediavelmente amargas. A vida humana boa é vida boa entre seres humanos, ou, caso contrário, pode ser que seja ainda vida, mas não será nem humana nem boa (...)"
(Fernando Savater)

Somos novos, somos jovens, hoje queremos amanhã temos, e com isso conseguimos o quê? nada, uma vida fácil, onde tudo nos caí nas mãos sem esforço, sem dedicação...um dia crescemos e deixa de ser assim e depois?
Sim, eu quero tem uma vida boa, mas não cheia de luxos que ficam encostados a um canto a  ganhar pó ou ferrugem, ou  algo do género de tanta inutilidade que têm, quero ter uma vida boa onde consiga estar rodeada daqueles que são tudo para mim como sempre esperei, isso sim, realmente me importa, me dá sentido ás escolhas que faço no dia-a-dia, me faz lutar e acreditar em tudo aquilo que acredito!

3 comentários:

  1. Também quero essa vida!
    o essencial para ser feliz sem ter luxos a mais :) simplesmente viver a vida sem que ela passe por mim sem eu dar conta :D

    ResponderEliminar
  2. se os luxos forem fruto do nosso esforço, porque não? bom mesmo era daqui a 20 anos estarmos todos juntos, na minha casa mais sumptuosa que o palácio das mil e uma noites, a conviver e a relembrar os velhos tempos, acompanhados da nossa amiga sangria.. isso sim era de valor. mas repito: juntos.

    ResponderEliminar
  3. ahah sabes santinha, a sangria não podeeeee faltar :p (credo vao pensar q somos bue bebedos :O) o verdadeiro facto é q se nao tivermos todos juntos os luxos nao nos servemd e muito !
    ILY, Santó @

    ResponderEliminar