08 agosto, 2010

Ser assim...

                            
Uma noite sem dormir, o sono vai e volta, acendo a luz e olho para o espelho, penso: mas o que sou, o que é a vida, o que é tudo o que me rodeia, o que é ser assim, o que é ser adolescente, o que é estar nesta fase?
Meia dúzia de perguntas um milhão de respostas possíveis e imaginárias. Momentos de pensamento e reflexão e as peças do puzzle que vão surgindo separadas e totalmente misturadas começam a juntar-se e a fazer sentido, assim, ser jovem é entre muitas outras coisas : viver !
E viver como? Viver num enorme e completo jogo de expectativas e ansiedades que mudam a cada passo, é olhar em frente e pensar "tudo é possível", é querer mais, sempre mais, é querer fazer tudo ao mesmo tempo e o mais rápido possível de maneira a que nenhum segundo passado na vida seja desperdiçado, é viver de modo "a viver a vida e não morrer como se nunca tivesse vivido".
Ser jovem é não ser igual a ninguém, é perder e ganhar sem ter medo de arriscar, é segurar a mão de alguém por se ter medo ou ter tanto medo que se deixa de sentir as próprias mãos, é sonhar tanto e tão alto ao ponto de se confundir o sonho com a realidade, é olhar para o espelho e pensar: o que sou?  no que me irei tornar? , é cair inúmeras vezes a pensar que nos vamos tornar a levantar e levantar a pensar que jamais voltaremos a cair.
Ser jovem é ter asas para voar sempre mais alto, é sonhar sempre mais para que os dias nunca passem a ser cinzentos e todos iguais, é ter dias bons onde tudo é perfeito e dias maus onde parece que o mundo acabou de ruir aos nossos pés e assim contruir novos caminhos vezes e vezes sem conta.
Ser jovem é pensar que devemos fazer algo e é a maneira como realmente acabamos por o fazer, é interrogarnos sobre tudo e mais alguma coisa e quando pensamos ter todas as respostas "a vida dá a volta e muda todas as perguntas".
Ser jovem é ter certezas e suspeitas e pensar que não passam de fantasias da nossa cabeça e assim "amar pessoas que nos decepcionam e decepcionar pessoas que amamos", é errar errar e voltar a errar vezes sem conta e aprender com esses mesmos erros, é passar noites a chorar até cair no sono e ir dormir tão feliz que nem sequer conseguimos fechar os olhos, é ver para lá do horizonte, é fechar os olhos e ver o que se vê de olhos fechados, é imaginar, é ver mais além do que é visível.
Ser jovem é ter crises de riso quando é preciso ser sério, é "gostar do impossível e rir-se do perigo", é ter gente a nossa volta, é viver não só para si nem por si, mas por si e pelo outro e assim, não ter medo de contar piadas sem graça para ver um amigo sorrir, é maguar um amigo não com a mentira mas sim com a verdade, "é mentir e arrepender-se de o ter feito e dizer a verdade e arrepender-se de a ter dito", é dizer a alguém o que queria para o maguar e não dizer para não o fazer.
Ser jovem é dar tudo e arriscar com o risco de perder, é gritar quando se deve ficar calado e ficar calado quando se deve gritar, é "não ter fórmulas certas, porque não se espera acertar sempre", é viver cada dia como se fosse o último sendo feliz e sempre consciente de que: se vai errar ainda muitas vezes na estrada longa que é a vida!
Assim, ser o que somos é , difícil embora muitos pensem o contrário, é uma altura repleta de permanentes mudanças mas em simultâneo uma altura única onde estamos permanentemente a prepararnos para um futuro, futuro esse que é mais incerto a cada dia que passa, mas cheios de incertezas e indecisões continuamos sem desistir. É saber que a vida não tem a ver com quantas vezes respiramos , mas sim com quantos momentos nos deixam sem fôlego!

3 comentários:

  1. Acho que conseguis-te descrever exactamente o que é ser jovem.
    Nós (jovens) é que somos fixes, ahah :D

    ResponderEliminar
  2. é a melhor fase da nossa vida, sem dúvida.
    adorei dri :D ly

    ResponderEliminar
  3. Uma fase complicada, mas muito boa. É mesmo isso, querermos viver, como se não houvesse amanha. Apesar de já seres adulta, és uma jovem ainda pa. xD

    Beijinhos

    ResponderEliminar