18 novembro, 2010

Blimunda e Baltasar

"- Fica enquanto não fores, será sempre tempo de partires.
- Porque queres que eu fique?
- Porque é preciso.
- Não é razão que me convença.
- Se não quiseres ficar, vai-te embora, não te posso obrigar.
- Não tenho forças que me levem daqui, deitaste-me um encanto.
- Não deitei tal coisa, não disse uma palavra, não te toquei.
- Olhaste-me por dentro...
- Juro que nunca te olharei por dentro.
- Juras que não o farás, mas já o fizes-te...
- Não sabes o que estás a falar, não te olhei por dentro.
- Se ficar onde durmo?
- Comigo. " (José Saramago, Memorial do Convento)

O casal mais puro de toda a história, o exemplo de que á realização dos sonhos e das grandes obras, está naqueles que menos se espera. Ele, Baltasar "Sete-sóis" ,  um soldado maneta, rejeitado pela guerra. Ela, Blimunda "Sete Luas", com as suas próprias características, representa a vida, a humildade, o povo, a força (teimosia e preseverança) . Vivem em função um do outro, lutam lado a lado, superando os desafios e são felizes.

2 comentários: