13 maio, 2011

Mas não te preocupes, é o facebook


"Facebook, destroying relashionships and friendships since 2004."

Facebook para a esquerda e para a direita. De manhã à noite. De segunda a Domingo. Ao pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar. Desculpa para tal coisa? Ir dar comer ás vacas ou apanhar as couves na quinta, recolher o bonús da esquadra da polícia da cidade, apanhar as rendas dos logistas no milionário ou encontrar provas e analisá-las no C.s.I , com mais cinco minutos de ausência de sono ainda dá para comandar as tropas todas noutro jogo qualquer. Para matar saudade da infância podes sempre dar uma voltinha épico puzzle bubble atacando as bolinhas de cores diferentes como se da cara do Sócrates se tratasse.
Entre uma coisa e outra, recebes notificações sem conta, às quais vais ter de responder senão és permanentemente acusado para além de seres viciado és um viciado anti-social. Sim porque se achavam que ser anti-social é estar permanentemente isolado no seu mundo sem querer conversas com outrem, estão redondamente enganados, Exactamente porque ser um ser dessa categoria passou a passar por não responder aos “amigos” do facebook.
Para saberes da vida de alguém ou dos males do mundo? Vai ao facebook, acredita bem melhor que o Destak ou O Metro, é notícia fresquinha a toda a hora e não ficas com as mãos borradas do papel do jornal. Precisas de dizer algo a alguém? Para quê ir ter com a pessoa e dizer ? Na, isso para as pessoas mal-educadas do século passado. Porque a educação agora é falar abertamente de tudo e mais alguma coisa no mural do outro. Deixa lá as tuas lindas palavras, que os outros vão pôr “gosto” . Podias ser discreto e ligar o chat não? Mas não te preocupes, o que eu queria era saber a tua vida, mais a de A, B ou C. Sempre deu para poupar na investigação dos factos. Obrigado.Foste apanhado em situações embaraçosas nos últimos dias? Foste gravado. Não é alarmante, o youtube está a ficar fora de moda, em menos de 24h está no teu mural do facebook. Mas não te preocupes, isso é cool.
Todo o teu tipo de informação pessoal, quantas voltas ao bilhar grande já deste e quantas vezes vais a casa de banho por dia? Todo o mundo sabe, está lá tudo. Mas não te preocupes, os companheiros do Bin ladden não estão interessados nos teus ténis da nike, no fato-treino da adidas ou, agora à labrego, no teu “cap” da lacoste. Hoje saís-te de casa. Enganaste-te não? Desculpa, vi a tua foto no facebook. Vestidos ou despidos, sozinhos ou acompanhados, com conhecidos ou desconhecidos a comer gomas num parque infantil a beber ou a fumar, na praia ou na street, dentro ou fora ou até lá fora cá dentro. Está lá tudo. Mas não te preocupes, é bom viajar e conhecer mundo sem sair do conforto da cadeira do quarto e gastar dinheiro no bilhete de avião.
E é assim que se ganham cem amigos por dia, todos os dias. Mas isso acontecer não te preocupes deve ser só para perguntar o preço dos brincos que tens nas orelhas ou da mala que estava em cima do banco na tua foto de perfil. Nada demais, vai andar uns dias a comentar as tuas publicações, mete uns “gosto” nas tuas fotos, mais uma coisita ou outra, mas amanhã passa por ti na rua, mas não te conhece. Epic. Mas não te preocupes, menos um para dares prenda nos anos e outras datas comemorativas, com o facebook é só poupar. Falando nisso, não sabia que quando nasci tinha sido notícia no mundo, até pessoas que nunca vi se lembraram de me felicitar pelos meus 18 anos, sinto-me importante. Ora bolas, o facebook faz questão de avisar, lá se foi o meu momento de glória. Vejam só, até dos anos da maior inimiga, do ex namorado chato, da melga da prima, do cão do gato ou do periquito toda a gente se lembra, incrível. O que vale é que é só para não parecer mal. Mas olha, não te preocupes, quando disseres o teu simples obrigado, não se vão lembrar mais de ti até ao ano seguinte.
Outra coisa fantástica nesta rede social igualmente hilariante, nos teus dias de inspiração dá asas à tua veia artística, publica uma nota no facebook. Mas cuidado, ele é sensível e não podes ferir as suas susceptibilidades. Não é que uma pessoa vai toda contente publicar uma conversa engraçada para animar os outros milhões portugueses que andam deprimidos, sobre uma combinação de possível ida há praia, e ele lembra-se de declarar mais de 80% da conversa com SPAM?! Era só uma ida à praia, não um arrastão. Mas não te preocupes, pode ser que tenhas mais sorte que eu.
Precisas de ajuda com alguma coisa, partilhar algo do teu interesse, as maldades do mundo as novas modas ou outra coisa qualquer? Não te acanhes, mete no facebook, Não te preocupes, de certo que vai aparecer nas minhas actualizações. Queres estar a par da melhor festa da tua sexta há noite? Vai aos eventos que deves ter lá centenas de convites. Há crise, há crise, mas é na minha carteira. Aii, esperem. Eles têm todos guest e elas só vão ás lady’s night’s.
As famílias de hoje têm todos os membros com a mesma idade, mas gosto disso, amigos considerados da família. Gosto mesmo. As coisas incríveis que se pode fazer com o facebook, mas digo-te já se por acaso quiseres pôr que estás numa relação e é complicado contigo mesmo , ele vai dizer-te “não podes manter relações contigo próprio” . Então? Corto e cabeça ou esqueço-me de mim? Ai facebook, às vezes consegues ser tão burrinho. Entrando aqui na parte das relações, não podiam cá faltar as relações faceboookianas: hoje adiciono-te como amigo, amanhã suspiro por ti, no dia asseguir quase que o meu coração saí da boca quando te vejo online no chat e consigo dizer-te que já te amo, mas na maioria dos casos, ainda nem se viram. Incrivelmente incrível. Dois das depois estamos numa relação entretanto passamos a casados e na hora do divórcio passamos a solteiros. E porquê? Porque entretanto encontramo-nos e eu decidi que eras mais bonito nas fotos e não eras tão bronco a escrever como a falar. Desculpa aí, qualquer coisinha. Muita sorte tens tu se agora não carregar no “remover amizade” . Mas não te preocupes, é como se nada se tivesse passado, não há cá lágrimas de crocodilo e o ciclo vicioso continua vezes sem conta. As declarações são feitas por comentários em vez de olhos nos olhos e da-se a revolta quando o facebook decide desaparecer com os comentários cheios de coisas fofinhas e muitos arrobas. As características da tua namorada passam a ser atribuídas com base numa rede social e naquilo que ela faz por lá, sendo um protótipo da geração e não pela sua autenticidade. Relações tal e qual a economia do país? É aqui. Crescem rápido que é uma coisa doida, estagnam e caem a pique logo depois. E as medias a tomar para mudar não passam pelo aumento dos impostos, mas sim da mudança súbita da tua mentalidade e postura face à tentação do virtual. Passa por saíres de casa e estares com os teus verdadeiros amigos, a meia dúzia que está metida lá po meio dos outros quinhentos que tens no facebook. Passa por deixarem o ecrã e pegarem nas pernas e irem por aí, nem que seja para fazer asneiras e beber uns shots sem autorização dos teus pais. Passa por ires há procura da tua conquista e deixares conquistar-te, olhos nos olhos. Mas, Olha não te preocupes, se fores a excepção vais ser banidos da sociedade porque não fizes-te o login hoje, não mudas-te o estado ou a foto de perfil ou melhor ainda, se mantiveres uma relação com a mesma pessoa mais de uma semana. Viver no, e do facebook é assim., tudo mais bonito.
Ps: Isto é o que acontece quando acordamos revoltados contigo facebook.
Mas não te preocupes, voltamos para ti. Estás sempre perdoado. Sempre

14 comentários:

  1. de nada!
    juro que está mesmo woow, e tem as maiores verdades!

    ResponderEliminar
  2. acredita! e os jovens de hoje em dia passam todo o dia em frente ao computador, que vicio!

    ResponderEliminar
  3. É verdade, hoje em dia o Facebook tornou-se num verdadeiro vicio a que muito poucas pessoas conseguem escapar...

    ResponderEliminar
  4. Ja tinha comentado no face mas passei por ca pa comentar de novo e dzr k adorei xD gosto muito dos teus textos, continua xD bjnhos

    ResponderEliminar
  5. O Facebook domina o ritmo das nossas vidas, fato.
    Adorei! =]

    ResponderEliminar
  6. Muito bom ahah quanto à parte das relações mais vale o "está numa relaçao e é complicado", do facebook, do que o "digo-te depois", do Hi5 :p
    é um universo social no qual todos estamos involvidos ;x

    ResponderEliminar
  7. Nunca entendi foi se o "digo-te depois" servia para as pessoas confusas que não sabiam bem em que tipo de relacionamento estavam, ou se era para marcar uma especie de encontro no qual dizia em que tipo de relação se encontravam ahah como aquilo já nao se encontra na moda, acho que nunca vou esclareçer esta duvida :p

    ResponderEliminar
  8. Até esse dia chegar, ficamos na ignorancia ahahah

    ResponderEliminar