29 janeiro, 2011

O dom da palavra

A ideia que não procura converter-se em palavra é uma má ideia,
a palavra que não procura converter-se em acção é uma má palavra. (Chesterton)
Todos falam em dons, todos procuram o seu. Todos o querem mostrar, no entanto há sempre aqueles que desconhecem o significado desta palavrinha tão pequena e tão grande em simultâneo. Cada um tem o seu? Talvez sim talvez não. Mas, existe um dom comum a toda a gente, cabe a cada um de nós saber usufruir dele. Saber dar-lhe o valor que ele tem. Tratá-lo com o mesmo respeito que se trata qualquer outra coisa. Que dom será este que consegue chegar a todos e a nenhum ao mesmo tempo? É simples identificá-lo, difícil é explicá-lo. O dom da palavra. Tão global e tão independente. Nasceu para estar em todos, igualmente em casa um de nós, mas um facto, uma grande realidade é que nem todos o sabem usar. Na verdade, são muitos os que o desperdiçam, exactamente por não saber o valor daquilo que lhes deram, mesmo sem o pedirem. Tantas maneiras de o usar. As palavras podem ser tanta coisa. Podem ter tantos significados, podem ser a mesma ou coisas diferentes tendo em conta o contexto ou até simplesmente a forma como são ditas. Podem ter a mesma escrita e significados diferentes. Podem ter o mesmo som e não nos dizerem a mesma coisa. Existe tantas maneiras de serem expressadas, cada um fá-lo da maneira que para si é mais fácil. Existindo também aqueles que não conseguem de todo fazer uso dela e mostram o que querem passar a outrem de uma outra forma. Há quem as escreva, há quem as cante, quem as fale em discursos enormes, quem as use todos os dias no seu melhor ou quem as use só quando realmente quer dizer algo importante. Há quem as junte e consiga palavras e palavras que se unem entre si  formando frases únicas, que por sua vez se cruzam umas com as outras e formam textos enormes que podem muitas vezes contar coisas que nem esperamos nas entrelinhas. Que na generalidade ninguém liga.
Parecendo que não, a palavra é uma arma como outra qualquer. Não mata mas moí. se for usada para tal. Uma vez disseram-me que a palavra era a maior arma que o homem tinha e insistia em não fazer uso apropriado dela. É verdade. Uma palavra dita na hora certa pode doer muito mais que uma chapada dada num momento em que agimos de cabeça quente. A última doí no momento, fica quente vermelho e passa, mas só doí ali. Uma boa palavra usada no momento certo pode ferir expectativas, pode deitar tudo a perder em segundos. Pode nunca mais passar. Por outro lado, pode fazer de nós as pessoas mais felizes do mundo quando nos dizem aquilo que tanto esperávamos ouvir, quando vem acompanhada do momento especial, quando vem de um alguém especial. Quando simplesmente, aquela palavra complementa as acções que a acompanham ou que surgiram depois dela. A palavra é a minha arma, dou-lhe o uso que acho indicado. Usua-a quando tem que ser. Posso fazer alguém feliz e posso magoar alguém até não poder mais. Já o fiz e é certo que tu também. Se não foi de uma maneira foi de outra. Mas uma coisa é certa, as mais belas e sinceras palavras são aquelas que vêm de dentro e embora falem por si, nunca foram nem serão pronunciadas.

15 comentários:

  1. olha tava-me a tentar lembrar do nome da agência mas agora não me vem à cabeça e também não me apetece ir procurar :x ahah
    devias inscrever-te~,ñ podes perder nada.

    ResponderEliminar
  2. obrigadaa *.*
    eu digo!
    claro que deves

    ResponderEliminar
  3. era bom que fosse um dom era .
    obrigado :)

    ResponderEliminar
  4. se voçês dizem eu começo a acreditar, afinal de contas quem faz os blog's crescerem são também os seguidores ;)

    ResponderEliminar
  5. Sim a palavra é uma coisa que toda a gente usa e que a maioria das pessoas nao a sabe fazer. Nós procuramos actos eficazes e que nos marquem, mas também procuramos a palavra no momento certo que nos faz levantar e ficar com outro animo. São atraves das palavras, para alem dos actos, conseguimos perceber o que as outras pessoas sentem, dizerem o que pensam e até podendo magoar com o que dizem. Sim as palavras, a meu ver, magoam quando ditas de forma bruta, ou até a ausência de palavras pode ser um mau presságio.
    Mas são as palavras que resolvem as situações e são as palavras que não esquecemos, seja no bom ou no mau sentido.

    ResponderEliminar
  6. Eu tou a ver que vou ter que começar a escrever mais e melhor , senão fico sem seguidores ;)

    ResponderEliminar
  7. olha metadji, so te digo que há palavras e palavras exactamente porque há pessoas e pessoas. Se o ser pessoa é relativo, saber usar as palavras ainda mais o é !

    ResponderEliminar
  8. E se as palavras são ditas pelas pessoas, ainda mais relativo é!

    ResponderEliminar
  9. sim, porque animais e objectos que falam só nos filmes :p

    ResponderEliminar