07 fevereiro, 2011

E tu, voltavas?

A quase cada esquina que passas, ouves alguém a ter mais uma daquelas conversas de ocasião em que de um momento para o outro se solta livre no ar a frase " Se eu pudesse voltava atrás", ou aquela muito original "E se pudesses voltar a trás como fazias?" ou ainda e "Queria voltar atrás e ficar presa naquele momento". Esta é a parte em que eu pergunto, mas voltar atrás para quê? Eu não percebo. Secalhar até percebo, as pessoas gostam de alguns dos momentos que vivem e querem vivê-los de novo. Eu até entendo isso. Mas o voltar atrás implica muita coisa, nunca voltaríamos atrás a saber aquilo que sabemos hoje, nunca voltaríamos atrás com a idade que temos hoje, nunca voltarias atrás e viverias as coisas que já vives-te. Mesmo que pudesses voltar, nada te garante que fazias as coisas de outra forma, porque se elas te aconteceram assim, em outra altura por alguma razão foi. Agora provavelmente seria igual e farias exactamente a mesma coisa, porque tudo o que vives-te teria sido apagado de ti, ficarias completamente oco e para além de teres que viver tudo de novo, existiria uma grande probabilidade de fazeres as mesmas asneiras, tomares as mesmas decisões, rires e chorares com as mesmas coisas e até com a  mesma intensidade com que um dia já o tinhas feito. Agora eu pergunto há necessidade disso? Não chega magoarmos só uma vez e seguir em frente? Sim, porque o voltar atrás não implica só as coisas boas, apagando tudo o que de mau se passou em teu redor ou até mesmo na tua história. Porque é que só querem voltar atrás para viver as coisas boas? Porque é que ninguém diz : eu quero voltar atrás e reviver aquele mau momento? Porque é que querem as coisas todas fáceis e simples, mesmo sabendo que aquelas que nos dão mais trabalho e nos fazem crescer com tudo aquilo que nos ensinam, são as melhores? Porque é que querem apagar as coisas que mais os ensinaram, que mais os ajudaram a ser alguém na vida, que mais os ajudaram a crescer. Que os tornaram as pessoas que são. Eu só aceitaria voltar atrás se pudesse ser exactamente como estou, exactamente como sei que as coisas aconteceram, exactamente com tudo o que aprendi. Exactamente com tudo o que me magoou e com o que me fez feliz. Com tudo o que me permitiu passar de menina a mulher. Sem tirar nem pôr. Mas, pelo sim pelo não, tendo em conta que isso não vai ser possível. Eu prefiro andar só para a frente, para andar para trás já bastam os contratempos naturais da vida de cada um. E tu, se pudesses voltavas?

18 comentários:

  1. Muito obrigada, querida
    Gosto muito deste texto *.*

    ResponderEliminar
  2. sim, se eu pudesse voltar atrás em diversas situações, com todas as certezas que voltaria!
    As pessoas pensam muito no que já lá foi e preocupam-se pouco com o presente e o futuro. Cada vez perdem mais tempo ligadas ao passado. Soltem as cordas e deixem-nas sossegadas. Não deixem que refaça nó!

    Bj e obrigada pelo teu querido comentário no meu blog.

    ResponderEliminar
  3. é bom ter alguem que nos apoie nos momentos mais dificeis. és uma querida.

    ResponderEliminar
  4. Confesso que penso várias vezes em voltar a trás! Mas como não é possivel, acabo por só tirar partido do bom e do mau, para, tal como dizes, fazerem de mim o que sou hoje! Sinceramente, acho que só voltava a trás para reviver as coisas boas! Só mesmo essas, as tristezas não valem a pena voltar a viver, apenas guardar como fonte de força!

    ResponderEliminar
  5. Pensas igual a mim ( pelo menos neste texto ) .
    Gostei mais uma vez :)

    ResponderEliminar
  6. xDD talvez um dia também sinta saudades...
    Mas sabes como somos nós, seres humanos, nunca está bem. Nunca...

    ResponderEliminar
  7. Voltar atrás não serve mesmo de nada, como tu disseste não mudaria nada, ninguém nos garante que não voltaríamos a cometer este ou aqele erro. O que está feito, está feito, o que importa é aprender com os erros e tentar nos os repetir.

    Além disso não voltaria atrás, quando te posso ter agora e no futuro comigo! (L)

    ResponderEliminar
  8. Eu não voltaria atrás, digo hoje com todas as letras. Não há nada a fazer, tudo o que faz parte do nosso passado nos tornou as pessoas que somos hoje e como tu dizes nada nos garante que não iamos mudar se as coisas tivessem sido diferentes. Já imaginei como seria se tivesse feito isto ou aquilo de maneira diferente, mas não consigo ter uma ideia objectiva do que seria hoje se tivesse agido naquele momento ou dito a frase que tanto queria.
    Não não vamos pensar nisto como "ah seria tudo diferente se eu tivesse feito aquilo". Esquece, hoje tornaste-te quem és porque agiste de outra forma no passado, secalhar não a forma que querias, mas a forma que achas mais correcta.
    E lá está, passado é passado, e temos que apenas viver o presente. As recordações são boas, ou não, mas não passam disso, recordações. A página do passado encerra e damos inicio a um novo ciclo, a novas opções, a uma pessoa diferente e melhorada com base no que viveu no passado.

    ResponderEliminar
  9. È mesmo isso metadji, é assim que temso que pensar mesmo. E juntas seremos mais fortes que o mundo, seja no passado no prensente ou no futuro que é amis que incerto. Nós vamos lá estar e juntas vamos enfretá-lo e vencer dia após dia <3

    ResponderEliminar
  10. Adoro :)

    concordo contigo...para quê voltar atrás se tudo o que fizemos antes só nos faz crescer...até os nossos próprios erros

    beijinho *.*

    ResponderEliminar